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Notificar um Acontecimento Adverso

Deve sempre pedir conselho ao seu médico sobre acontecimentos adversos.


Para notificar um acontecimento adverso (ou efeito indesejável) sentido com um medicamento da Pfizer (sujeito a receita médica, de venda livre ou uma vacina) contacte-nos através do e-mail: [email protected], Telefone: 214 235 523, Fax: 800 827 808 ou visite o website https://genaes.pfizersafetyreporting.com/pt

Para notificar um evento adverso ocorrido com a vacina Comirnaty®, vacina de mRNA contra a COVID-19 (com nucleósido modificado) visite o website https://covaes.pfizersafetyreporting.com/pt

Para notificar um evento adverso ocorrido com o medicamento
Paxlovid® (nirmetralvir /ritonavir) visite o website https://paxaes.pfizersafetyreporting.com/pt

As notificações também podem ser feitas diretamente ao INFARMED, I.P. para os seguintes contactos:
Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa

Tel: 217 987 373
Linha do Medicamento: 800 222 444 (gratuita)
Fax: 217 987 397
E-mail:  [email protected]

Serviço de Informação Médica

Para além do nosso foco na investigação e desenvolvimento de medicamentos e vacinas da mais elevada qualidade e inovação, pretendemos também ser um parceiro de confiança na área da informação médica. Para tal, temos um serviço de Informação Médica que está disponível para assistir os Profissionais de Saúde, Doentes e Cidadãos nas suas questões médicas e/ou científicas espontâneas sobre medicamentos e vacinas Pfizer.

Os contactos disponíveis são:
Website: www.pfizermedicalinformation.pt
Tel:   214 235 500
E-mail: [email protected]

Dados de contacto para enviar pedidos para o exercício dos direitos de proteção de dados pessoais: [email protected].
Endereço de correio eletrónico para deixar de receber informação: [email protected].

Nas Pfizer Community Guidelines, Pfizer significa Laboratórios Pfizer, Lda. e Pfizer Biofarmacêutica, Sociedade Unipessoal Lda., Lagoas Park – Edifício 10, 2740-271 Porto Salvo em Portugal. Para mais informação contacte-nos através: https://www.pfizer.pt/pt-pt/contactos. As Pfizer Community Guidelines regem-se e são elaboradas em conformidade com as leis de Portugal; quaisquer litígios decorrentes das mesmas estão sujeitos à jurisdição exclusiva dos tribunais de Portugal.

Pfizer Community Guidelines

Os conteúdos disponibilizados neste canal de redes sociais são meramente informativos e não devem ser vistos como conselhos médicos ou profissionais. Procure sempre o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde qualificado para quaisquer perguntas que possa ter relativas a um quadro clínico específico. Será de sua inteira responsabilidade depender apenas da informação constante neste canal.

Gostaríamos de receber da sua parte comentários, partilha de fotografias, vídeos e artigos neste canal de redes sociais da Pfizer. No entanto, certifique-se que os conteúdos que partilha estão em conformidade com as condições de utilização do titular da plataforma de redes sociais e das presentes Pfizer Community Guidelines. AO SEGUIR A PFIZER OU PUBLICAR (INCLUINDO RESPONDER A OU COMENTAR UMA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES) EM QUALQUER CANAL DE REDES SOCIAIS DA PFIZER, RECONHECE QUE LEU, COMPREENDEU E CONCORDA COM A VERSÃO DAS PFIZER COMMUNITY GUIDELINES PUBLICADAS NA ALTURA EM QUE VISITOU ESTE CANAL DE REDES SOCIAIS, QUE SE APLICAM ALÉM DOS TERMOS E CONDIÇÕES OU OUTRAS DISPOSIÇÕES LEGAIS DISPONIBILIZADAS PELA PFIZER E/OU O TITULAR DA PLATAFORMA DE REDES SOCIAIS.

A Pfizer aprova apenas os conteúdos publicados pela empresa: A Pfizer não subscreve nem aprova os comentários dos utilizadores na sua linha do tempo e não é responsável pelas referidas publicações. Em particular OS UTILIZADORES SERÃO OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS PELO CONTEÚDO DAS SUAS PUBLICAÇÕES E ISENTAM A PFIZER DE RESPONSABILIDADE DE QUALQUER CONSEQUÊNCIA E PREJUÍZO QUE POSSA SURGIR CONTRA A PFIZER OU OUTROS UTILIZADORES RELATIVAMENTE A CONTEÚDOS PUBLICADOS POR UTILIZADORES QUE VIOLEM AS NOSSAS ORIENTAÇÕES PARA A COMUNIDADE E/OU AS CONDIÇÕES DE SERVIÇO DO TITULAR DA PLATAFORMA DE REDES SOCIAIS .

1. O que Esperamos dos nossos Utilizadores: Orientações Gerais

As Pfizer Community Guidelines foram criadas para assegurar a conformidade com a regulamentação da nossa indústria e os nossos próprios padrões de atuação. Seguem-se algumas indicações que os utilizadores devem cumprir quando publicam num dos nossos canais:

  • Não publicar referências a medicamentos. Se a sua publicação refere um medicamento/marca de qualquer empresa – positiva ou negativamente – pode ser necessário removê-la devido à regulamentação aplicável;

  • Não publicar referências a um possível efeito adverso. Para notificar uma reação adversa ou uma reclamação relacionada com um produto da Pfizer, use os dados de contacto referidos no início destas Pfizer Community Guidelines, ou contacte as autoridades de saúde locais;

  • Não publicar qualquer conselho médico. Se tiver dúvidas sobre um medicamento específico da Pfizer (que apresenta o logotipo da Pfizer), contacte o escritório local da Pfizer ou o Departamento de Informação Médica. Para dados de contacto do Departamento de Informação Médica da Pfizer, use os dados de contacto referidos no início destas Pfizer Community Guidelines. Como habitualmente, recomendamos que consulte o seu médico relativamente a qualquer quadro clínico específico;

  • Não publicar qualquer informação pessoal ou informação privada sobre si ou outras pessoas. Para proteger a sua privacidade e a privacidade de outros, não inclua informação pessoal identificável sobre si ou qualquer outra pessoa (incluindo celebridades, vivas ou mortas), como números de telefone, endereços de correio eletrónico, fotografias, informação sobre saúde ou qualquer doença ou outros dados pessoais em comentários publicados nos nossos canais de redes sociais, incluindo caixas de mensagens (Chat). As contas das redes sociais da Pfizer são públicas e por isso esteja ciente que as publicações não são confidenciais e estão disponíveis para visualização sem limitações. As caixas de mensagens não são acessíveis pelo público em geral mas podem ser consultadas pelo titular das redes sociais, em conformidade com os seus próprios termos e condições;

  • Não publicar segredos comerciais ou direitos de propriedade intelectual sem autorização. Não publique comentários que incluam segredos comerciais ou ideias/materiais/trabalhos protegidos por direitos de autor de terceiros ou outros direitos de propriedade intelectual, como arte, música, vídeos, fotografias, texto escrito, performances, links para outros sítios da internet ou quaisquer marcas registadas ou logotipos, modelos, desenhos, etc., exceto com o consentimento expresso dos titulares da referida propriedade intelectual;

  • Não publicar conteúdos que possam resultar numa violação da lei. As publicações que contenham conteúdos impróprios face a menores; difamação, calúnias ou difamação de caráter; terrorismo, ameaças, texto, figuras ou imagens que possam ser descritos como obscenos, profanos, lascivos, brutos, provocatórios, pornográficos ou pedopornográficos, ou que incluam sinais ou símbolos de gangues, imagens de armas, propaganda política ou religiosa, caracterizações depreciativas de qualquer grupo étnico, racial, sexual ou religioso, representações de abuso de álcool ou drogas, ou que promovam atividades ou comportamentos ilegais de qualquer tipo, são proibidas;

  • Não publicar comentários fora do tema. Por favor mantenha os comentários relevantes face à publicação que está a comentar. Evite publicações que fogem claramente ao assunto (incluindo, sem limitação, acusações sem fundamento ou promoção de iniciativas, serviços ou produtos de terceiros);

  • Não enviar feedback sobre os nossos medicamentos ou empresas, solicitar negócios ou pedir donativos;

  • Não publicar conteúdo vulgar ou ofensivo. Linguagem vulgar, abusiva, assediadora, comentários que incluam afirmações profanas ou que são considerados desadequados não são permitidos. As publicações podem ser revistas quanto a ataques pessoais de qualquer tipo ou termos ofensivos que têm como alvos grupos étnicos, raciais, religiosos, etários ou de orientação sexual específicos;

  • Não publicar conteúdos que possam criar problemas técnicos. Não publique comentários que incluam spam, vírus de software ou qualquer outro código de computador ou ficheiro ou mecanismo de ativação criado para interromper, danificar ou limitar o funcionamento de qualquer software, harware, equipamento de telecomunicações ou que interfira na operação do canal de redes sociais;

  • Não publicar conteúdos sobre menores. Se a sua publicação contém o nome ou imagem de um menor (conforme definido na jurisdição local), deve ser um dos pais ou tutor legal do referido menor e deter todos os direitos legais para agir em seu nome sem o consentimento do outro pai ou tutor legal ou autoridade relevante, conforme aplicável.

A Pfizer reserva-se o direito de apagar qualquer publicação segundo o seu critério, mesmo que a situação não esteja referida acima.

2. Moderação, Monitorização e notificação

A Pfizer irá monitorizar ativamente o canal para ajudar a assegurar que as publicações dos utilizadores estão em conformidade com estas Pfizer Community Guidelines e com a legislação aplicável, incluindo requisitos para notificação de segurança às autoridades de saúde. Assim, a Pfizer, segundo o seu critério, reserva-se o direito de remover qualquer publicação que considere não conforme com as Pfizer Community Guidelines, conforme exemplos acima referidos, com as regras das plataformas e redes sociais e a legislação atual aplicável e a bloquear/banir qualquer utilizador da página. Sempre que haja necessidade, iremos responder à sua publicação mas não responderemos a todas as mensagens recebidas. Se editar o seu comentário depois de o publicar, podemos não ser notificados da alteração e podemos não responder ao comentário editado.

Adicionalmente, a Pfizer reserva-se o direito de denunciar qualquer comentário /publicação que considere violar as Condições de Utilização da rede social ao titular da mesma e sempre que inclua uma violação da lei, denunciar às Autoridades e interpor qualquer ação judicial que seja considerada necessária para defender os direitos e interesses da Pfizer. Em particular, a Pfizer reserva-se ao direito de comunicar o seu comentário, resposta ou outra publicação às autoridades competentes, se acreditarmos que a sua divulgação é necessária para impedir, detetar e prevenir fraudes ou para proteger a segurança ou os direitos do público ou de um indivíduo.​​​​​​

3. Direito da Pfizer Utilizar as Suas Publicações

Ao publicar os seus conteúdos nos canais de redes sociais da Pfizer, reconhece que a Pfizer tem o direito de utilizar essas publicações e ideias, técnicas, trabalhos ou materiais incluídos nas mesmas (e atribui à Pfizer, por esta via, licença para utilizar essas ideias, técnicas, trabalhos ou materiais) gratuitamente, de qualquer forma e em qualquer das redes da Pfizer, sem limite temporal nem territorial, relativamente a qualquer direito de exploração (incluindo, sem limitação, a sua reprodução, divulgação ao público, distribuição, comunicação pública, transformação, extração e reutilização), e para qualquer finalidade. Nestes termos, não deve submeter ideias, técnicas ou materiais que deseja manter confidenciais, para os quais espera receber uma compensação ou relativamente aos quais não detenha os direitos adequados para poder partilhar os mesmos.

4. Privacidade

Informação Publicamente Disponível e Caixas de Mensagens Automáticas (Chatbots). As contas da Pfizer nas redes sociais são públicas: todas as publicações não são confidenciais e estão disponíveis, para visualização, a qualquer utilizador sem restrições. Assim, informamos que, quando efetua uma publicação, em qualquer um dos nossos canais de redes sociais, e considerando o seus parâmetros de privacidade definidos na rede social em causa, o seu nome, imagem e parâmetros de utilização das redes sociais são visíveis e associados à publicação, para que possamos (e outros utilizadores possam) reutilizar a sua publicação noutros locais e, deste modo, possamos (e outros utilizadores possam) apresentar igualmente o seu nome, imagem e utilização das redes sociais, para qualquer finalidade. A informação pessoal que possa publicar nas contas de redes sociais da Pfizer (que faz a seu critério) não será armazenada nem tratada pela Pfizer (poderá existir apenas armazenamento de informação anonimizada), sendo utilizada como parte inerente da publicação, unicamente para gerir as contas de redes sociais da Pfizer e, se aplicável, aplicar Pfizer Community Guidelines, sem prejuízo da utilização e tratamento que terceiros (incluindo o titular da plataforma da rede social) possam fazer no contexto da utilização da rede social. Tal informação anonimizada será tratada pela Pfizer para compreender melhor as tendências gerais da forma como os conteúdos digitais da Pfizer são seguidos, obtêm gostos ou são utilizados, em particular, analisando as estatísticas disponibilizadas pelo titular da plataforma da rede social (como parte dos seus serviços aos utilizadores da rede social) nos termos abaixo explicados; e para cumprir as nossas obrigações legais (como a notificação de reações adversas). Se utilizar a caixa de mensagens automáticas nas contas de redes sociais da Pfizer, lembramos que não deve disponibilizar informação que o/a identifique a si ou a outra pessoa. Na caixa de mensagens automáticas, pode entrar numa conversa com inteligência artificial programada pela Pfizer (bot), que será acedida e armazenada pela Pfizer, com o fundamento no interesse legítimo da Pfizer em assegurar a gestão da caixa de mensagens automáticas bem como de melhorar a experiência de aprendizagem da inteligência artificial. No entanto, o titular da plataforma da rede social pode também ter acesso à mesma segundo os seus próprios Termos e Condições de Utilização.

Os seus direitos (para além dos direitos em matéria de reações adversas). Se tiver alguma dúvida sobre proteção de dados pessoais a respeito da utilização de uma conta da Pfizer nas redes sociais (e.g., se pretender exercer os seus direitos de acesso, retificação, eliminação, restrição, portabilidade e oposição), agradecemos que envie uma mensagem para a entidade da Pfizer indicada no início destas Pfizer Community Guidelines. No entanto, informamos que o exercício de alguns destes direitos de proteção de dados poderá sofrer limitações , uma vez que não armazenamos quaisquer dados pessoais publicados nas contas de redes sociais da Pfizer, incluindo caixas de mensagens; a não ser que nos informe, não temos conhecimento da sua identidade; e nenhuma destas atividades requer qualquer consentimento da sua parte (além da sua livre vontade de publicar publicamente nas contas das redes sociais da Pfizer, incluindo caixas de mensagens, informação pessoal, que está sujeita ao cumprimento das presentes Pfizer Community Guidelines e das condições de utilização do titular da plataforma de redes sociais).  Informamos ainda que pode apresentar uma reclamação junto de uma autoridade de controlo de proteção de dados se não concordar com a nossa resposta a um pedido específico relativo a proteção de dados.

Tecnologias de recolha de dados das plataformas de redes sociais. O titular da plataforma de redes sociais proporciona a todos os utilizadores registados na rede social (incluindo o seu caso, se for um utilizador registado) estatísticas sobre a forma como os conteúdos digitais da Pfizer são seguidos, obtêm gostos ou são usados. A informação usada para criar estas estatísticas é obtida diretamente pelo titular da plataforma através de tecnologias de recolha de dados de escolha do mesmo (como cookies colocados no seu dispositivo). Embora possamos indicar, ao titular da plataforma, os parâmetros estatísticos que gostaríamos de receber (e aplicar quaisquer filtros disponibilizados pelo titular da plataforma), é o titular da plataforma que, como responsável pelo tratamento, recolhe e trata os dados pessoais, compilando os dados estatísticos. A Pfizer apenas recebe as estatísticas do titular da plataforma em formato anonimizado. Assim, para saber mais sobre as tecnologias de recolha de dados utilizadas e as suas escolhas para as desativar, pode contactar o titular da plataforma (e.g., os respetivos termos e condições, política de proteção de dados ou política de cookies).

Os seus direitos (para além dos direitos em matéria de reações adversas e das tecnologias de recolha de dados das plataformas de redes sociais). Se tiver alguma dúvida sobre proteção de dados pessoais a este respeito (e.g., se pretender exercer os seus direitos de acesso, retificação, eliminação, restrição, portabilidade e oposição), agradecemos que envie uma mensagem para a entidade da Pfizer indicada no início destas Pfizer Community Guidelines. No entanto, informamos que o exercício de alguns destes direitos de proteção de dados  poderá sofrer limitações, uma vez que não armazenamos quaisquer dados pessoais publicados nas contas de redes sociais da Pfizer, incluindo caixas de mensagens automáticas; a não ser que nos informe, não sabemos a sua identidade; e nenhuma destas atividades requer qualquer consentimento da sua parte (além da sua livre vontade de publicar publicamente nas contas das redes sociais da Pfizer, incluindo caixas de mensagens automáticas, informação pessoal, que está sujeita ao cumprimentos das presentes Pfizer Community Guidelines e as condições de utilização do titular da plataforma de redes sociais). Se a Caixa de mensagens automáticas está a utilizar funcionalidades na plataforma de redes sociais (e.g., qualquer caixa de mensagens no Facebook funciona no serviço Messenger do Facebook), o seu acesso e o âmbito dos seus direitos de eliminação relativamente às mensagens e a toda a conversa (não apenas na sua caixa de entrada, mas também na caixa de entrada dos destinatários das suas mensagens na Caixa de mensagens automáticas) dependem destas funcionalidades da própria plataforma. Se estiver numa conversa de 1:1 numa caixa de mensagens automáticas da Pfizer (e não entre 1 e vários) e estas funcionalidades não permitirem apagar uma mensagem da caixa de entrada da Caixa de mensagens automáticas da Pfizer, deve dirigir o seu pedido à entidade da Pfizer indicada no início destas Pfizer Community Guidelines. Pode apresentar uma reclamação junto de uma autoridade de controlo de proteção de dados se não concordar com a nossa resposta a um pedido específico de proteção de dados.

Reações Adversas. Se, apesar da proibição destas Pfizer Community Guidelines, notificar uma reação adversa ou reclamação sobre um medicamentos nas suas publicações ou em interações numa Caixa de mensagens automáticas, os seus dados pessoais serão tratados e conservados (e poderá ser pedida informação adicional por motivos de seguimento da notificação), com fundamento no cumprimento de obrigações legais, de forma a que a organização da Pfizer a nível mundial (https://selfservehosteu.pfizer.com/legal-entities) - incluindo outros países além do seu país de origem, que podem ter diferentes padrões de proteção de dados pessoais – possa cumprir os requisitos legais. Se tiver alguma pergunta sobre proteção de dados (e.g.,se pretender exercer os seus direitos de acesso, retificação, eliminação, restrição, portabilidade e objeção), utilize os contactos de proteção de dados do seu país, que se encontram no início destas Pfizer Community Guidelines. No entanto, deve saber que alguns dos direitos gerais de proteção de dados podem ser limitados neste caso, uma vez que a finalidade do tratamento de dados é cumprir com as obrigações de segurança legais.

Transferências e salvaguardas internacionais. A Pfizer usa tecnologia e recorre a fornecedores para alojar e prestar apoio técnico à tecnologia que nos permite gerir as contas de redes sociais e caixas de mensagens automáticas da Pfizer. Esta tecnologia e fornecedores podem potencialmente estar localizados em qualquer país ao longo do tempo, incluindo em países diferentes do seu país de residência, que podem ter padrões diferentes de proteção de dados. Alguns países fora do EEE (Espaço Económico Europeu) são reconhecidos pela Comissão Europeia como proporcionando um nível adequado de proteção de dados segundo os padrões do EEE (está disponível uma lista completa destes países em https://ec.europa.eu/info/law/law-topic/data-protection/data-transfers-outside-eu/adequacy-protection-personal-data-non-eu-countries_en). Para transferências do EEE para países não considerados adequados pela Comissão Europeia (como os EUA), a Pfizer implementou medidas adequadas no seu seio e junto de fornecedores fora do EEE ou da Suíça. (http://ec.europa.eu/justice/data-protection/international-transfers/transfer/index_en.htm 
 http://eur-lex.europa.eu/legal-content/HU/TXT/HTML/?uri=CELEX:32004D0915&from=EN).

Em alternativa, a Pfizer requer garantias substancialmente equivalentes aos termos dos regulamentos de proteção de dados da EU (União Europeia) e da Suíça (e.g., regras corporativas associadas (Binding Corporate Rules), decisão de adequabilidade da Comissão Europeia, códigos de conduta ou certificados de proteção de dados, certificados de proteção da vida privada (Privacy Shield)). Pode obter mais informação sobre essas medidas, ou obter cópia dos mecanismos utilizados, contactando a entidade da Pfizer indicada no início destas Pfizer Community Guidelines.

Informação promocional. Se receber informação promocional da Pfizer através desta plataforma de redes sociais, é porque é um dos nossos “seguidores” e/ou deu, de outra forma, o seu consentimento ao titular da plataforma para receber conteúdos comerciais de outros utilizadores. No último caso, verifique as suas opções comerciais junto do titular da plataforma para manter as suas preferências comerciais nesta plataforma atualizadas a todo o momento. De outra forma, pode ter autorizado a Pfizer, noutras interações com a Pfizer (fora deste canal de redes sociais da Pfizer), a contactá-lo através das plataformas de redes sociais para receber informação promocional. Se desejar retirar esta autorização, deixando de receber esta informação promocional, agradecemos que nos contacte através do endereço de correio eletrónico específico para o efeito indicado no início destas Pfizer Community Guidelines.

Encarregado de Proteção de Dados Pfizer na UE. Encontra-se disponível informação de contacto do nosso encarregado de proteção de dados na UE responsável pelo seu país ou região, em DPO.Pfizer.com.

Política de Privacidade da Pfizer. Para obter mais informação sobre a forma como a Pfizer trata os dados pessoais, por favor consulte a nossa Política de Privacidade disponível em https://privacycenter.pfizer.com/pt/portugal .

5. A nossa Responsabilidade Limitada Relativa aos Conteúdos Publicados
  • Os comentários (incluindo opiniões e declarações) e as respostas que lê nos canais da Pfizer e que não são publicados pela Pfizer, vêm dos membros do público. Embora façamos a moderação dos nossos canais por motivos de conformidade com estas Pfizer Community Guidelines, não podemos ser e não somos responsáveis pelo rigor ou fiabilidade de quaisquer comentários ou materiais publicados pelos utilizadores.

  • A Pfizer irá utilizar esforços razoáveis para incluir informação precisa nas suas contas, mas não dá qualquer garantia, compromisso ou representação de qualquer tipo relativamente à respetiva precisão, atualidade, qualidade, totalidade ou adequabilidade para a finalidade. Qualquer informação disponibilizada pela Pfizer e/ou disponibilizada através das nossas contas de redes sociais é fornecida ”tal e qual”. A Pfizer rejeita qualquer garantia, expressa ou implícita, na máxima extensão permitida por lei. A Pfizer não será responsável por qualquer perda, dano ou custo, seja em contrato, ato ilícito (incluindo negligência) ou de outra forma decorrente da confiança em informações publicadas nas nossas contas de redes sociais. Esta limitação inclui qualquer perda, dano ou custo causado por qualquer vírus que infete o seu computador, software ou dados.

Qualquer banner publicitário e/ou links para sítios da internet de terceiros publicados nas contas de redes sociais da Pfizer não representa um apoio do respetivo sítio da internet pela Pfizer e a utilização do referido sítio da internet é de sua inteira responsabilidade, não tendo a Pfizer qualquer controlo sobre o mesmo nem sendo responsável pelos seus conteúdos.

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ELABORADO EM ABRIL DE 2023 (PP-UNP-PRT-0490)

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