A Doença de Crohn (DC) é uma doença crónica que pode afetar qualquer parte do aparelho gastrointestinal, desde a boca até ao ânus, mas que envolve mais frequentemente a parte terminal do intestino delgado (habitualmente chamado íleo), ou o intestino grosso (cólon).
A Doença de Crohn é uma doença em que o sistema imunitário, que normalmente defende o nosso organismo contra infecções, dá origem a uma resposta inflamatória. |
Sinais e Sintomas da Doença de Crohn
Outras manifestações possíveis da DC são lesões na região perianal, incluindo fissuras, fístulas e abcessos.
A DC manifesta-se habitualmente por períodos de exacerbação (crises) intercalados por períodos de melhoria ou mesmo ausência de sintomatologia. O período de remissão pode durar de semanas a anos.
Para além dos sintomas com origem no aparelho gastrointestinal, algumas pessoas podem ter manifestações extra-intestinais que estão associadas à DC.
Como diagnosticar a Doença de Crohn
O diagnóstico da DC geralmente é feito pelo Gastroenterologista. O diagnóstico começa com o estudo do historial clínico do doente e da sua família, incluindo informação completa quanto à sintomatologia. O diagnóstico de DC inclui a colonoscopia com biópsias e exames de imagem abdominais. O Médico poderá solicitar também exames de sangue e fezes.
Tratamento da Doença de Crohn
Sendo uma doença inflamatória crónica, o tratamento para a DC tem como objetivo a indução e manutenção de remissão dos sintomas e controle da inflamação, com consequente melhoria da qualidade de vida do doente. De acordo com o quadro clínico, existem tratamentos eficazes que o Gastroenterologista pode prescrever e que permitem controlar a doença para que esta entre ou continue em remissão.
A cirurgia na DC pode ser necessária quando o tratamento médico é incapaz de controlar os sintomas ou quando há uma complicação (obstrução intestinal, perfuração, abcesso ou hemorragia). O tratamento eficaz desta doença permite melhorar a qualidade de vida dos doentes. O doente deve ter acompanhamento médico regular e estar informado sobre eventuais reações adversas associadas aos seus medicamentos.
APDI - Associação Portuguesa da Doença
Inflamatória do Intestino, Colite Ulcerosa
e Doença de Crohn
Avenida Rodrigues Vieira, nº 80 - sala A
Leça do Balio 4465-738 Matosinhos
(Refª Antiga EB1 de Araújo)
Telefone: 222 086 350
Telemóvel: 932 086 350
E-mail: [email protected]
Website: www.apdi.org.pt
Referências:
1 APDI_Associação Portuguesa Doença Inflamatória do Intestino http://www.apdi.org.pt/
2 GEDII_ Grupo Estudos Doença Inflamatória Intestinal http://www.gedii.pt/
3 SPG_Sociedade Portuguesa Gastroenterologia https://www.spg.pt/
PP-UNP-PRT-0335