Compreender o Diagnóstico
Home / A sua saúde / Doenças Oncológicas / Leucemia Linfoblástica Aguda
Na Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA), as células estaminais transformam-se em células leucémicas que podem ser linfoblastos, linfócitos B ou linfócitos T. A medula óssea produz demasiados linfócitos imaturos que não são capazes de funcionar normalmente.
As células leucémicas não são capazes de combater as infeções e aumentam no sangue e na medula óssea, havendo menos espaço para os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos e as plaquetas saudáveis.
LLA é diagnosticada através de análises ao sangue e à medula óssea.
Compreender o Diagnóstico
Recém
diagnosticada
Sem tratamento prévio para LLA.
Recidivante
Remissão prévia da doença após tratamento, mas a LLA surgiu novamente.
Refratária
Sem resposta ao tratamento prévio.
Fases de tratamento:
Terapêutica de indução
O objetivo da terapêutica de indução é a remissão (redução ou desaparecimento de sinais e sintomas de leucemia) da doença, ou seja, destruir e eliminar a maioria das células leucémicas existentes permitindo restabelecer a hemapotoiese (produção de células sanguíneas) normal.
Terapêutica de consolidação
A terapêutica de consolidação tem início após se conseguir uma remissão da doença. Pretende destruir quaisquer células leucémicas potencialmente remanescentes, reduzindo o risco da doença voltar a desenvolver-se recivida.
Terapêutica de manutenção
O objectivo da terapêutica de manutenção é reduzir o risco de recivida da doença. Inicia-se após a terapêutica de consolidação e tem a duração de 2 anos.
Opções de Tratamento
A LLA pode surgir no sistema nervoso central pelo que se deverá tratar (preventivamente) o mesmo.
Utiliza fármacos para interromper o crescimento das células cancerígenas, destruindo-as ou impedindo a sua divisão.
Utiliza raios X ou outros tipos de radiação para destruir células cancerígenas ou impedir o seu crescimento.
Um procedimento no qual são utilizadas células estaminais (células que se transformam em novas células sanguíneas) para substituir células que foram destruídas pelo tratamento oncológico.
1. Transplante autólogo: utilizando as suas próprias células estaminais que foram recolhidas e guardadas antes do tratamento.Um tipo de tratamento que utiliza fármacos ou outras substâncias para identificar e atacar células cancerígenas específicas, sem lesar as células normais.
O doente deve sempre informar-se com o seu médico sobre qualquer diagnóstico e o seu seguimento.
Um doente de LLA, bem como os seus familiares, podem recorrer a associações de doentes para obterem informação fidedigna e apoio para a sua doença.
Referências
1 National Cancer Institute. Adult acute myeloid leukemia treatment (PDQ®) – patient version. 2018. Disponível via: https://www.cancer.gov/types/leukemia/patient/adult-aml-treatment-pdq [acedido em Fevereiro 2021]» Leucemia Linfoblástica Aguda
» Leucemia Mieloide Aguda
» Leucemia Mieloide Crónica
» Cancro da Mama Metastático
Associação Portuguesa contra a Leucemia
Rua Nunes Claro nº 8C, 1000-209 Lisboa
Tel: 213 422 204 / 213 422 205;
E-mail: geral@apcl.pt
Website: www.apcl.pt/